Marilyn Monroe

Este ano faz 50 anos desde a morte da maior diva da história do cinema. Foi em Julho de 1962 que Marilyn fez a sua última sessão fotográfica com o fotógrafo nova iorquino Bert Stern. Foi proposta a revista Vogue uma sessão com a atriz, uma vez que a revista ainda não tinha feito nenhum trabalho com Marilyn. Na altura a atriz tinha uma imagem destruída por causa do naufrágio da produção de "Something's Got to Give", chegando a ser decretada como louca e incapaz.
A ideia de Bert era ousada. Queria-a nua, em estado puro e pede a Vogue bijutaria e echarpes. Marilyn tinha uma cicatriz no abdômen, tinha retirado a vesícula biliar à menos de um mês.
Com pouca maquilhagem e sem disfarce de imperfeições, temos a hipótese de ver uma atriz madura e esplendorosa, de 36 anos mas já marcada pela idade. Se nalgumas fotos Marilyn espanta pela jovialidade, beleza e frescor, noutras aparenta cansaço e exaustão. Nunca, até este momento, ela pareceu tão natural.








Após a apresentação destas fotos, a revista fica rendida e pede que exista uma nova sessão fotográfica mas desta vez luxuosamente vestida. Mais uma vez, os resultados das fotografias de moda é maravilhoso. Nesta sessão ela destila um grande leque de emoções e sentidos.
Esta foi a última sessão fotográfica, não haverá próxima. Os flashes apagam-se assim como se apaga uma estrela. Marilyn acaba por morrer pouco menos de um mês, ainda as fotos não tinham sido publicadas.








palco.tempo@gmail.com

Arquivo do blogue